Objetivo do blog

Tem a função de informação e comunicação dos esportes coletivos Futsal, Basquete, Handebol e Voleibol, dando suporte de pesquisas feitas nessa área, e proporcionando uma interação de pessoas e diferentes conhecimentos.

26 setembro 2010

Origem e desenvolvimento do futsal

Esporte da bola pesada que virou uma paixão

Primódios do futsal
As duas versões para explicar a origem do futal. A primeira fala-se que foi em São Paulo Na  ACM (Associação Cristã de Moços), e a segunda comenta-se que foi na ACM de Montevidéo.
Primeiras regras
As primeiras foram estabelecidas em 1956 no Brasil, em São Paulo, por Juan Carlos Ceriani e Habib Maphuz considerados os pais do futebol de salão. No ano seguinte em 1957 foram pulblicadas outras regras.
Desenvolvimento do futsal pelo mundo
Em 1969, foi fundado no Paraguai, a Confederação Sulamericana de Futebol de Salão, em 1971 com a participação de alguns países foi fundada e Federação Internacional de Futebol de Salão, 1982 oBrasil realizou o primeiro campeonato mundial de futebol de salão. A parti da década de 90 os campeonatos mundiais começaram a serem realizados em quatro e quatro anos, as duas potências desse esporte é o nosso país, Brasil e a Espanha, que ganhou em 2000 e 2004 os dois campeonatos mundiais.

5 comentários: